Lingua e Prática Textual

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2021/2022

Código: CS100001
Sigla: LPT
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
CS 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Ana Cristina Crespo Pires Sequeira
Corpo docente: Ana Maria Mendonça Santos de Paiva Boléo

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

• Mobilizar estratégias de adequação enunciativa.
• Adquirir ferramentas de responsabilização enunciativa.
• Manipular corretamente instrumentos de recolha e de sistematização de informação.
• Produzir textos orais e escritos de géneros diferenciados, respeitando as suas propriedades configuradoras.

Conteúdos programáticos

1. Usos orais e escritos da língua
a. Adequação dos discursos a contextos diversificados

2. Literacia da informação
a. Princípios éticos em contexto académico
b. Estratégias de pesquisa, seleção, tratamento e divulgação da informação
c. Normas para a elaboração de trabalhos académicos

3. Produção de textos orais e escritos
a. Géneros textuais para expor e para argumentar
i. Resumo
ii. Exposição Oral
iii. Artigo de Opinião


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A unidade curricular pretende ser um espaço de aprendizagem, relativamente à compreensão e produção de textos. Uma vez que a prática textual implica situações de uso da língua oral e escrita, as oportunidades educativas a criar, através da compreensão e produção de diferentes géneros de textos, são potenciadoras do desenvolvimento das competências comunicativas dos estudantes.

Metodologias de ensino

• Aulas de natureza expositiva.
• Práticas de leitura e análise de textos modelares.
• Planificação, produção, revisão e edição de textos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As necessidades comunicativas verificadas nos estudantes e/ ou por eles identificadas são o ponto de partida para o desenvolvimento de competências de análise e de síntese, promotoras do seu sucesso académico e profissional.

Metodologia e provas de avaliação

Os elementos da avaliação contínua têm os pesos que se indicam a seguir:
• Participação nas aulas e nas atividades propostas – 10%
• Prova escrita individual – 40%
• Trabalho de pesquisa escrito em grupo - 25%
• Apresentação oral do trabalho de pesquisa – 25%

Em alternativa à avaliação contínua, os estudantes podem fazer um exame final (100%). Durante a primeira semana de aulas, deverão contactar a docente da UC, a fim de indicarem por qual das modalidades optam. Caso escolham o exame final podem, tal como os restantes estudantes, acompanhar as atividades realizadas pela página da UC na plataforma Moodle.
Os estudantes com estatuto especial devem contactar a docente da UC, até ao final da primeira quinzena do semestre, para definir as formas de avaliação.

Página gerada em: 2024-04-29 às 10:24:34